Conselho de Recursos Hídricos realizou sua 55ª reunião ordinária
Na manhã desta quinta-feira (8), foi realizada a 55ª reunião ordinária do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CRH). O encontro aconteceu de forma virtual e foi aberto pela secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra) e presidente do colegiado, Fernandha Batista. A plenária foi comandada pela secretária executiva de Recursos Hídricos, Simone Rosa, e contou com a presença de representantes da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac); da Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA); membros das Câmaras Técnicas e representantes de outros órgãos.
Em sua fala, Fernandha Batista destacou que Pernambuco é um dos estados mais atuantes diante da gestão de recursos hídricos. “É muito importante para o estado de Pernambuco, que sempre se dedicou para cumprir o que a lei determina, gerindo de forma adequada os recursos hídricos, ter o Plano Estadual de Recursos Hídricos, juntamente com outros planos que a Apac busca desenvolver para trazer mais tecnologia e agregar soluções científicas que aperfeiçoarão a gestão dos recursos hídricos no Estado”, afirmou a secretária.
Durante o encontro, esteve em pauta discussões nos cenários nacionais e estaduais sobre a Segurança de Barragens; informes do Seminário sobre controle de cheias na Bacia Hidrográfica do Rio Capibaribe e informes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Goiana (COBH-Goiana).
Além disso, foi aprovada a ata da LIV Reunião Ordinária do CRH, realizada no dia 09 de junho; houve a apresentação sobre a atualização do Plano Estadual de Recursos Hídricos - PERH/PE, as resoluções CRH que aprovam o Relatório Anual de Certificação do Alcance das Metas do período 2021 do PROCOMITÊS, a aprovação da Atualização do Plano Estadual de Recursos Hídricos em Pernambuco - PERH/PE. Com relação a resolução da regulamentação da outorga para captação de água subterrânea destinada ao uso de sistemas e soluções alternativas coletivas para o abastecimento público houve discussões e deliberação para retornar à Câmara Técnica de origem.