Um dos principais corredores de transporte, que faz a ligação entre a capital pernambucana e os municípios da área Norte da Região Metropolitana do Recife (RMR), a PE-15 será requalificada. O processo licitatório para contratação de empresa para execução das obras de requalificação da rodovia será publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (23). A iniciativa contemplará o trecho um, entre a Estação BRT do Complexo Salgadinho, em Olinda, e o Terminal Integrado de Abreu e Lima, em Paulista; e o trecho dois, que vai dali até o Terminal Integrado de Passageiros de Igarassu, somando no total 24 quilômetros de extensão. A intervenção é coordenada pela Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra), dentro do Programa Caminhos de Pernambuco, e faz parte do Plano Retomada. A ação conta com o aporte de, aproximadamente, R$ 180 milhões. Os trabalhos têm prazo previsto de execução de dois anos e devem ser iniciados no segundo semestre deste ano. A expectativa é que sejam gerados dois mil empregos diretos na fase de obras.
A secretária Fernandha Batista detalhou alguns dos principais pontos da ação. “Além da requalificação do pavimento, a obra também abrangerá intervenções urbano-paisagísticas, com o plantio de novas árvores, jardins e pintura dos equipamentos viários como pontes e viadutos; projetos de acessibilidade; implantação de ciclovias; passeios públicos e instalação de iluminação em LED, além da construção de duas praças e um novo equipamento de lazer e esporte. O objetivo é garantir uma melhoria efetiva na mobilidade dos cidadãos, oferecendo maior segurança aos pedestres, condutores e ciclistas que circulam pela rodovia,” destaca a titular da pasta. Mais de três milhões de pessoas de cidades da Região Metropolitana do Recife serão beneficiadas com a requalificação da rodovia.

Com extensão de mais de 13,5 quilômetros, o trecho um da PE-15 corta os municípios de Olinda e Paulista e é o principal trajeto para os condutores que trafegam todos os dias em direção à cidade do Recife. A via também abriga um dos corredores de transporte coletivo de maior fluxo da RMR, em suas margens há três importantes terminais rodoviários com intensa movimentação de passageiros, o Terminal Integrado da PE-15 (em Olinda) e os Terminais Integrados Pelópidas Silveira e Abreu e Lima (em Paulista). Calcula-se que a PE-15 tem fluxo superior a 50 mil veículos diariamente. Além dos carros, ônibus, caminhões e motos, a via também registra uma intensa circulação de ciclistas e pedestres. Já o trecho dois, com 10,5 quilômetros, corresponde à continuação do corredor exclusivo de ônibus iniciado no TI Abreu e Lima e seguindo até o TI Igarassu. As obras nesse segmento vão garantir, especialmente, mais agilidade no tempo de viagem para quem depende do transporte público, uma vez que este corredor conecta as cidades de Olinda, Paulista, Abreu e Lima, e Igarassu.
Estudo – A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH) foi responsável pela realização de uma série de estudos técnicos que serviram de base para a elaboração de um diagnóstico preciso da atual situação do pavimento das faixas de circulação de ônibus da Rodovia PE-15. Dentre os ensaios, destacam-se o levantamento com deflectômetro de impacto, um processo que possibilita a aferição da capacidade de resiliência das camadas do pavimento e do subleito da pista quando submetida a cargas e impactos, e o levantamento geotécnico: em 12 pontos distintos da pista, foram feitas sondagens da pavimentação através da abertura de poços, com profundidade superior a um metro, de onde foram removidas amostras de camadas do asfalto para a realização de ensaios do material em laboratório. O pavimento também passou por uma inspeção através da técnica de georadar, por meio de um equipamento que, acoplado a um veículo trafegando pela pista em velocidade constante, propaga ondas eletromagnéticas para gerar imagens e contrastes elétricos de objetos e materiais presentes no subsolo. Os resultados obtidos através destes estudos possibilitam a elaboração de um diagnóstico do grau de degradação da pavimentação e subsidiaram a elaboração do projeto de requalificação da rodovia pela Seinfra.