Usina é instalada em canteiro de obras do aeroporto de Noronha
Os trabalhos de reabilitação das pistas de pouso e taxiamento e do pátio de aeronaves, no Aeroporto Governador Carlos Wilson, em Fernando de Noronha, contam agora com a usina de asfalto devidamente instalada nesta quarta-feira (14) no canteiro de obras do local. O equipamento vai receber nos próximos dias, o Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP), necessário para os serviços de restauração dos pavimentos.
A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), responsável pela coordenação da obra, informa que o transporte de todos os equipamentos essenciais para a execução dos serviços foram desembarcados com sucesso. Entre eles, rolo compactadores, caminhão espargidor de asfalto, pavimentadoras, fresadoras e a usina de asfato, esse último de alta complexidade de deslocamento.
"A instalação da usina no canteiro do aeroporto vai permitir a produção no local de misturas asfálticas, otimizando o processo de pavimentação sem a necessidade de insumos externos", afirmou o secretário da Semobi, Diogo Bezerra. Ele lembrou que o cimento asfáltico só pode ser transportado em quantidades limitadas de 15 toneladas por viagem, devido ao risco ambiental que representa. Toda essa operação exige uma logística alinhada com o cuidado ao meio-ambiente.
ACOMPANHAMENTO- A Semobi vem mantendo um monitoramento contínuo das obras através de reuniões períodicas com todas as partes envolvidas para assegurar a execução das atividades no canteiro de obras. O objetivo, segundo o secretário, é manter todo o trabalho dentro dos parâmetros técnicos. "isso vai garantir a qualidade final da obra para que Noronha volte a contar com as aeronaves a jato", disse.